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PROGRAMA
BILÍNGUE
THOMAS
JEFFERSON
A proposta do programa Thomas Bilíngue for
Schools, atende do 1º ao 5º ano do Ensino Fun-
damental e se apoia na Abordagem Comunica-
tiva, que tem como princípio o foco no senti-
do, ou seja, no significado, na interação entre
os falantes, sua intenção e funções linguísticas. desenvolvimento do aluno durante o bimestre
Dentro dessa abordagem, usamos a metodolo- ou trimestre. Instruímos as escolas a enviar os re-
gia CLIL (Content and Language Integrated Le- latórios e todos os instrumentos utilizados para
arning). Essa metodologia explora conteúdos a avaliação para os pais através dos portfólios.
acadêmicos - ciências sociais, ciências naturais, No entanto, para que mantenhamos a propos-
matemática, artes, etc – e faz o uso da língua ta avaliativa alinhada com o programa e com o
(no nosso caso, o inglês) como ferramenta es- que planejamos para as aulas, é essencial que
sencial no processo de ensino-aprendizagem. as avaliações e relatórios disponibilizados no site
Dessa forma, desenvolvem-se no aluno habilida- não sofram alterações. Assim, podemos manter
des linguísticas como o falar, o ouvir, o escrever a coerência entre o sistema de avaliação a meto-
e o ler. A proposta de avaliação alinhada com dologia de ensino-aprendizagem.
essa metodologia é uma avaliação formativa, na
qual os alunos são avaliados diariamente através Hoje há provas científicas irrefutáveis de que o
das atividades orais, projetos, atividades do livro cérebro bilíngue passa por melhorias no cha-
e de portfólio. Ao fim de um período determina- mado “sistema executivo”, fundamental para
do pela escola (bimestre ou trimestre) os alunos praticamente tudo que fazemos - da leitura à
fazem uso de um outro instrumento de avaliação matemática e até dirigir carros. As vantagens do
que pode ter um caráter quantitativo ou de diag- bilinguismo podem até alcançar nossas habilida-
nóstico (dependendo do sistema e da filosofia de des sociais – há evidências que indivíduos bilín-
cada escola). gues são mais capazes de se imaginar no lugar
dos outros, pois têm mais facilidade de bloquear
Além disso, disponibilizamos um relatório de informações que já conhecem e se concentrar no
desempenho, que deve ser preenchido pelo pro- ponto de vista alheio. Por isso, damos tanta im-
fessor, levando em consideração não somente os portância, atenção e carinho a tudo que desen-
instrumentos formais de avaliação, mas todo o volvemos no Thomas Bilíngue for Schools.
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