Page 29 - Revísta La Salle Brasília
P. 29

PROGRAMA



              BILÍNGUE



              THOMAS



              JEFFERSON







              A proposta do programa Thomas Bilíngue for
              Schools, atende do 1º ao 5º ano do Ensino Fun-
              damental e se apoia na Abordagem Comunica-
              tiva, que tem como princípio o foco no senti-
              do, ou seja, no significado, na interação entre
              os falantes, sua intenção e funções linguísticas.  desenvolvimento do aluno durante o bimestre
              Dentro dessa abordagem, usamos a metodolo-      ou trimestre. Instruímos as escolas a enviar os re-
              gia CLIL (Content and Language Integrated Le-   latórios e todos os instrumentos utilizados para
              arning). Essa metodologia explora conteúdos  a avaliação para os pais através dos portfólios.
              acadêmicos - ciências sociais, ciências naturais,  No entanto, para que mantenhamos a propos-
              matemática, artes, etc – e faz o uso da língua  ta avaliativa alinhada com o programa e com o
              (no nosso caso, o inglês) como ferramenta es-   que planejamos para as aulas, é essencial que
              sencial no processo de ensino-aprendizagem.  as avaliações e relatórios disponibilizados no site
              Dessa forma, desenvolvem-se  no aluno habilida-  não sofram alterações. Assim, podemos manter
              des linguísticas como o falar, o ouvir, o escrever  a coerência entre o sistema de avaliação a meto-
              e o ler. A proposta de avaliação alinhada com  dologia de ensino-aprendizagem.
              essa metodologia é uma avaliação formativa, na
              qual os alunos são avaliados diariamente através   Hoje há provas científicas irrefutáveis de que o
              das atividades orais, projetos, atividades do livro   cérebro bilíngue passa por melhorias no cha-
              e de portfólio. Ao fim de um período determina-  mado “sistema executivo”, fundamental para
              do pela escola (bimestre ou trimestre) os alunos   praticamente tudo que fazemos - da leitura à
              fazem uso de um outro instrumento de avaliação   matemática e até dirigir carros. As vantagens do
              que pode ter um caráter quantitativo ou de diag-  bilinguismo podem até alcançar nossas habilida-
              nóstico (dependendo do sistema e da filosofia de   des sociais – há evidências que indivíduos bilín-
              cada escola).                                   gues são mais capazes de se imaginar no lugar
                                                              dos outros, pois têm mais facilidade de bloquear
              Além disso, disponibilizamos um relatório de  informações que já conhecem e se concentrar no
              desempenho, que deve ser preenchido pelo pro-   ponto de vista alheio. Por isso, damos tanta im-
              fessor, levando em consideração não somente os  portância, atenção e carinho a tudo que desen-
              instrumentos formais de avaliação, mas todo o  volvemos no Thomas Bilíngue for Schools.




                               PROGRAMA  BILÍNGUE THOMAS JEFFERSON           REVISTA LA SALLE  27
   24   25   26   27   28   29   30   31   32   33   34