Page 27 - Revísta La Salle Brasília
P. 27
jetivos, vivenciados constantemente no seu coti- PROJETO ADVISORY
diano, e mediado pelo professor e pelos demais
membros da comunidade educativa, proporcio-
nam situações que o colocam em condições de
conhecer-se, conhecer o seu grupo, entender os
processos escolares, as consequências de suas
ações, decidir, intervir e analisar-se.
ENSINO POR
COMPETÊNCIAS E
HABILIDADES
O aluno do Colégio La Salle Brasília é motivado Trata-se de um momento semanal do grupo-
a buscar conhecimentos e construir saberes, en- -classe com o professor, e também com pro-
tendendo-se como protagonista de seu processo fessor de determinada disciplina dessa mesma
formativo. Para isso, métodos, estratégias e re-
cursos são utilizados pelos professores do Ensino sala e ou orientador educacional. Durante este
Fundamental II, buscando proporcionar que a encontro, que integra a grade curricular, o tutor
lança mão de estratégias organizadas a partir
aprendizagem seja significativa e tenha relação de intenções definidas, que circulam em torno
com a vida do estudante. Os conceitos teóricos de eixos temáticos surgidos das demandas das
são concretizados em atividades práticas que
favorecem a compreensão da aplicabilidade de crianças e dos adolescentes do 6º ao 9º ano.
cada conteúdo trabalhado. Situações-problema Avalia-se a convivência semanal da turma, che-
ga-se à construção de regras e combinados,
são constantemente apresentadas pelos profes- discute-se a convivência virtual, descobrem-se
sores aos alunos visando ao engajamento com as características do “ser aluno”, enfim, busca-
os conceitos trabalhados. Além disso, o aluno
é levado a perceber como um mesmo assunto -se concretizar os objetivos de aprendizagem da
pode ser analisado de diferentes perspectivas, convivência. As discussões sobre internet, redes
sociais e temas que fazem parte do universo dos
o que amplia o olhar sobre o mundo, cada dia adolescentes fazem com que os alunos saibam
mais plural. Dessa forma, a aprendizagem se tor- como usar as ferramentas, saibam como pedir
na mais significativa e o cotidiano escolar mais
dinâmico e empolgante. ajuda ao se depararem com situações novas e
como lidar com as sensações, responsabilidades
e dúvidas dessa faixa etária.
As assembleias ligadas ao Projeto Advisory, que
integra, esse momento, possibilitam o desenvolvi-
mento da autonomia, da liberdade de expressão
e da resiliência, uma vez que chegar a um con-
senso requer, muitas vezes, abrir mão em prol do
coletivo, e isso faz com que os alunos cresçam e
desenvolvam habilidades socioemocionais que le-
varão para a vida.
ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS REVISTA LA SALLE 25