Page 27 - Revísta La Salle Brasília
P. 27

jetivos, vivenciados constantemente no seu coti-  PROJETO ADVISORY
              diano, e mediado pelo professor e pelos demais
              membros da comunidade educativa, proporcio-
              nam situações que o colocam em condições de
              conhecer-se, conhecer o seu grupo, entender os
              processos escolares, as consequências de suas
              ações, decidir, intervir e analisar-se.

              ENSINO POR

              COMPETÊNCIAS E
              HABILIDADES


              O aluno do Colégio La Salle Brasília é motivado   Trata-se de um momento semanal do grupo-
              a buscar conhecimentos e construir saberes, en-  -classe com o professor, e também com pro-
              tendendo-se como protagonista de seu processo   fessor de determinada disciplina dessa mesma
              formativo. Para isso, métodos, estratégias e re-
              cursos são utilizados pelos professores do Ensino   sala e ou orientador educacional. Durante este
              Fundamental  II,  buscando  proporcionar  que  a   encontro, que integra a grade curricular, o tutor
                                                              lança  mão  de  estratégias  organizadas  a  partir
              aprendizagem seja significativa e tenha relação   de intenções definidas, que circulam em torno
              com a vida do estudante. Os conceitos teóricos   de eixos temáticos surgidos das demandas das
              são concretizados em atividades práticas que
              favorecem a compreensão da aplicabilidade de    crianças e dos adolescentes do 6º ao 9º ano.
              cada conteúdo trabalhado. Situações-problema    Avalia-se a convivência semanal da turma, che-
                                                              ga-se à construção de regras e combinados,
              são constantemente apresentadas pelos profes-   discute-se a convivência virtual, descobrem-se
              sores aos alunos visando ao engajamento com     as características do “ser aluno”, enfim, busca-
              os conceitos trabalhados. Além disso, o aluno
              é levado a perceber como um mesmo assunto       -se concretizar os objetivos de aprendizagem da
              pode ser analisado de diferentes perspectivas,   convivência. As discussões sobre internet, redes
                                                              sociais e temas que fazem parte do universo dos
              o que amplia o olhar sobre o mundo, cada dia    adolescentes fazem com que os alunos saibam
              mais plural. Dessa forma, a aprendizagem se tor-  como usar as ferramentas, saibam como pedir
              na mais significativa e o cotidiano escolar mais
              dinâmico e empolgante.                          ajuda ao se depararem com situações novas e
                                                              como lidar com as sensações, responsabilidades
                                                              e dúvidas dessa faixa etária.

                                                              As assembleias ligadas ao Projeto Advisory, que
                                                              integra, esse momento, possibilitam o desenvolvi-
                                                              mento da autonomia, da liberdade de expressão
                                                              e da resiliência, uma vez que chegar a um con-
                                                              senso requer, muitas vezes, abrir mão em prol do
                                                              coletivo, e isso faz com que os alunos cresçam e
                                                              desenvolvam habilidades socioemocionais que le-
                                                              varão para a vida.




                                     ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS          REVISTA LA SALLE  25
   22   23   24   25   26   27   28   29   30   31   32