Page 33 - Revísta La Salle Brasília
P. 33

diagnosticar suas opções direcionando-o, de     HABILIDADES
              acordo com suas particularidades, em busca      SOCIOEMOCIONAIS
              do seu objetivo. O corpo pedagógico atua no
              atendimento personalizado,  orientando por      Durante todo o processo de formação o estu-
              meio de mapas de estudo, acompanhamento         dante do Colégio La Salle Brasília é contempla-
              de metas, indicação pontual de acordo com       do em sua integralidade. Além da consistente
              a necessidade de cada aluno, orientação pro-    formação acadêmica, o adolescente é prepara-
              fissional e  possível  encaminhamento  a apoio   do para agir com autonomia, responsabilidade,
              psicológico.  Pensando nas diversas fases para   flexibilidade, resiliência e determinação, to-
              o ingresso na faculdade, a preparação ocorre    mando decisões com base em princípios éticos,
              por meio de simulados objetivos e dissertativos   democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidá-
              (preparados pelos próprios professores e pelo   rios. Durante as atividades esportivas, a encon-
              Sistema Anglo de Ensino), simulados no modelo   tros na chácara, a campanhas solidárias, entre
              ENEM corrigidos pela TRI (Teoria de Resposta ao   inúmeras outras situações do cotidiano escolar,
              Item), aulas de técnicas de resoluções de vestibu-  os estudantes exercitam a empatia, a coopera-
              lares, de plantões e de atendimentos individuais.  ção e a resolução de conflitos, fazendo-se res-

                                                              peitar e promovendo o respeito ao outro e aos
                                                              direitos humanos.


                                                              INICIAÇÃO CIENTÍFICA


                                                              A iniciação científica é uma experiência enrique-
                                                              cedora, além de instrumentalizar os alunos para
                                                              a tomada de decisão diante de problemas sociais,
                                                              culturais, políticos, econômicos, ecológicos etc.
                                                              Estimulamos, entre os alunos do Ensino Médio, a
              ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL                         realização de projetos interdisciplinares, em bus-

              E APOIO SOCIOEMOCIONAL                          ca de soluções para situações-problema e com a
                                                              exposição de trabalhos acadêmicos em eventos
              Nas séries finais do Ensino Médio, trabalhamos  como a Feira do Conhecimento, seminários in-
              para que o aluno adquira o conhecimento e a  ternos e participação em congressos acadêmicos
              orientação para fazer a sua opção dentro das di-  em universidades. Além disso, a iniciação cientí-
              versas áreas profissionais. São realizados, duran-  fica proporciona o convívio, o diálogo e a troca
              te o processo, algumas atividades preparatórias  de experiências, que exercita o que/como/quan-
              para esta escolha: o PAS (Programa de Avaliação  do, falar/ouvir, bem como a habilidade argumen-
              Seriada), palestras com profissionais de diversas  tativa, a atitude investigativa em todas as áreas
              áreas,  visitas  a  universidades  nacionais  e  inter-  de natureza técnica e humanística, objetivando
              nacionais, feiras de profissões, participação em  o desenvolvimento de novos conhecimentos e
              atividades tais como Projeto de Vida, atendimen-  tecnologias, favorecendo a escolha profissional
              tos pedagógico e psicológico e participação em  consciente. Com isso, contribuímos para a for-
              olimpíadas do conhecimento. Tais atividades vi-  mação de estudantes com olhar sistêmico, capa-
              sam à consolidação da escolha do estudante.     zes de tomar decisões assertivas.




                                                         ENSINO MÉDIO        REVISTA LA SALLE  31
   28   29   30   31   32   33   34   35   36   37   38