Page 33 - Revísta La Salle Brasília
P. 33
diagnosticar suas opções direcionando-o, de HABILIDADES
acordo com suas particularidades, em busca SOCIOEMOCIONAIS
do seu objetivo. O corpo pedagógico atua no
atendimento personalizado, orientando por Durante todo o processo de formação o estu-
meio de mapas de estudo, acompanhamento dante do Colégio La Salle Brasília é contempla-
de metas, indicação pontual de acordo com do em sua integralidade. Além da consistente
a necessidade de cada aluno, orientação pro- formação acadêmica, o adolescente é prepara-
fissional e possível encaminhamento a apoio do para agir com autonomia, responsabilidade,
psicológico. Pensando nas diversas fases para flexibilidade, resiliência e determinação, to-
o ingresso na faculdade, a preparação ocorre mando decisões com base em princípios éticos,
por meio de simulados objetivos e dissertativos democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidá-
(preparados pelos próprios professores e pelo rios. Durante as atividades esportivas, a encon-
Sistema Anglo de Ensino), simulados no modelo tros na chácara, a campanhas solidárias, entre
ENEM corrigidos pela TRI (Teoria de Resposta ao inúmeras outras situações do cotidiano escolar,
Item), aulas de técnicas de resoluções de vestibu- os estudantes exercitam a empatia, a coopera-
lares, de plantões e de atendimentos individuais. ção e a resolução de conflitos, fazendo-se res-
peitar e promovendo o respeito ao outro e aos
direitos humanos.
INICIAÇÃO CIENTÍFICA
A iniciação científica é uma experiência enrique-
cedora, além de instrumentalizar os alunos para
a tomada de decisão diante de problemas sociais,
culturais, políticos, econômicos, ecológicos etc.
Estimulamos, entre os alunos do Ensino Médio, a
ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL realização de projetos interdisciplinares, em bus-
E APOIO SOCIOEMOCIONAL ca de soluções para situações-problema e com a
exposição de trabalhos acadêmicos em eventos
Nas séries finais do Ensino Médio, trabalhamos como a Feira do Conhecimento, seminários in-
para que o aluno adquira o conhecimento e a ternos e participação em congressos acadêmicos
orientação para fazer a sua opção dentro das di- em universidades. Além disso, a iniciação cientí-
versas áreas profissionais. São realizados, duran- fica proporciona o convívio, o diálogo e a troca
te o processo, algumas atividades preparatórias de experiências, que exercita o que/como/quan-
para esta escolha: o PAS (Programa de Avaliação do, falar/ouvir, bem como a habilidade argumen-
Seriada), palestras com profissionais de diversas tativa, a atitude investigativa em todas as áreas
áreas, visitas a universidades nacionais e inter- de natureza técnica e humanística, objetivando
nacionais, feiras de profissões, participação em o desenvolvimento de novos conhecimentos e
atividades tais como Projeto de Vida, atendimen- tecnologias, favorecendo a escolha profissional
tos pedagógico e psicológico e participação em consciente. Com isso, contribuímos para a for-
olimpíadas do conhecimento. Tais atividades vi- mação de estudantes com olhar sistêmico, capa-
sam à consolidação da escolha do estudante. zes de tomar decisões assertivas.
ENSINO MÉDIO REVISTA LA SALLE 31