Page 28 - Revísta La Salle Brasília
P. 28

APRENDIZAGEM POR                                PRÁTICAS ESPORTIVAS
              INVESTIGAÇÃO


              Pesquisar, saber mais, explorar... Atividades in-
              vestigativas estimulam a curiosidade, a criativida-
              de, a capacidade de fazer perguntas e de propor
              soluções a problemas. Propostas que abrangem
              diferentes áreas do conhecimento, que associam
              de forma equilibrada aspectos teóricos e experi-
              mentais, além de favorecer uma formação cientí-
              fica sólida, contribuem para a formação integral.
              Por isso, no Ensino Fundamental II, os alunos são
              motivados a lançarem um olhar científico para
              os conteúdos, adquirindo conhecimentos de for-
              ma participativa, crítica e organizada, tomando
              contato  com  o  método  científico  por  meio  de
              projetos, de estudos de meio, de mostras peda-
              gógicas, de aulas práticas, de experimentos no
              laboratório etc. É nessa fase que o adolescente
              adquire a capacidade de julgar e de estabelecer
              relações de causa e consequência, algo que é
              de extrema importância para compreender os
              conceitos científicos; são desenvolvidas as capa-  As vivências esportivas possibilitam desenvolver
              cidades cognitivas para aprender assuntos mais   a inteligência emocional necessária ao bom con-
              abstratos, que remetem a um universo não per-   vívio social por meio de práticas de integração.
                                                              Avaliar e refletir sobre o seu próprio desempe-
              ceptível. Sendo assim, primamos por uma edu-
              cação científica e tecnológica que desenvolva a   nho e o dos demais, tendo como referência o es-
              autonomia e a postura reflexivo-ativa diante do   forço empregado por si e pelos colegas durante
              mundo, instrumentalizando o aluno para os de-   os jogos e a adoção de atitudes de respeito mú-
              safios futuros.                                 tuo, dignidade e solidariedade em situações de
                                                              competitividade esportiva são ações estimuladas
                                                              nas atividades. Os estudantes são incentivados a
                                                              compreender o esporte como elemento de inclu-
                                                              são social, a participar de atividades competitivas
                                                              respeitando regras e desenvolvendo o autocon-
                                                              trole e, por meio das vivências esportivas, pro-
                                                              moverem uma cultura de paz e respeito.

                                                              O esporte favorece a disciplina, a concentração,
                                                              a rapidez de raciocínio e a elaboração de estraté-
                                                              gias. Somados a isso, os exercícios também auxi-
                                                              liam no desenvolvimento físico e motor, estimu-
                                                              lam hábitos saudáveis e promovem o bem-estar.




                26    REVISTA LA SALLE             ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS
   23   24   25   26   27   28   29   30   31   32   33