Page 22 - Revísta La Salle Brasília
P. 22

estudante aprenda a concentrar-se, a organizar-se,
              a analisar, a sintetizar e a expressar a informação. E
              dessa forma, o estudante é o protagonista na cons-
              trução do seu conhecimento.











                                                              CONVIVER


                                                              A escola é um espaço coletivo de construções
                                                              coletivas. É na escola que se aprende a compre-
                                                              ender que vivemos em grupo e que precisamos
              DESENVOLVIMENTO                                 do outro. Isso demanda uma consciência acerca

              CRÍTICO E SOCIAL                                de si mesmo e de quem nos rodeia. O Colégio La
                                                              Salle Brasília aproveita toda a pluralidade presen-
              No Ensino Fundamental I, pretende-se encaixar  te no dia a dia escolar como objeto de reflexão e
              solidamente as bases para a construção de um  planejamento de atitudes de respeito, de ética e
              cidadão  crítico  e  transformador  da sociedade  de solidariedade para formar alunos autônomos,
              na qual está inserido. Desse modo, instiga-se a  capazes de resolver seus conflitos e viver em har-
              aquisição de ferramentas básicas para aprendi-  monia consigo e com os outros. O Colégio pro-
              zagem e intervenção na vida social: domínio da  porciona espaços de participação efetivos que
              leitura, da escrita, do cálculo; a compreensão  desenvolvem a autorregulação moral, reduzindo
              dos fenômenos naturais e da organização social  a agressividade e favorecendo o respeito por si
              em seus múltiplos aspectos e em suas dimensões  mesmo e pelo outro.
              no tempo e no espaço; a reflexão sobre as regras
              de convivência social, reforçando valores e atitu-
              des de solidariedade e de respeito à diversidade;
              o conhecimento e as vivências de cunho material
              e cultural que definem a identidade brasileira,
              reforçando o sentido de pertencimento à comu-
              nidade e ao país em que vivem. Esses objetivos
              contemplam conteúdos procedimentais, concei-
              tuais e atitudinais e são desdobrados numa série
              de outros, a serem desenvolvidos pelas diversas
              disciplinas, apoiados na concepção que entende
              o aprendizado como o processo pelo qual o in-
              divíduo vivencia, a partir de seu contato com o
              meio, o conhecimento a respeito do mundo, das
              coisas e de si mesmo.




                20    REVISTA LA SALLE             ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIADOS
   17   18   19   20   21   22   23   24   25   26   27