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aprendizagem das crianças na BNCC-EI: convi-    infantil está vinculado à escuta e ao convívio,
              ver, brincar, participar, explorar, expressar-se e  com a contação e leitura de histórias e o co-
              conhecer-se, o que implicará maior centralida-  nhecimento de outros portadores de escrita,
              de nas interações e brincadeiras e direcionará o  ou ainda a participação em práticas sociais
              fazer pedagógico para as ações das crianças a  de leitura e escrita que ofereçam sentido ao
              sua capacidade de aprender. Além disso, o pro-  dia a dia. Essas são aprendizagens muito rele-
              fessor será o mediador da relação das crianças  vantes em nosso mundo letrado. Contudo, a
              com as demais crianças e com o mundo à sua  alfabetização não é nem a única, nem a mais
              volta, ofertando tempo e espaço para que elas  importante aprendizagem para as crianças
              convivam, brinquem, participem, explorem, se  de menos de 6 anos. Aprender a desejar ler
              expressem e se conheçam.                        e escrever é alimentado pelo desenho, pela
                                                              pintura, pelas construções, pela narrativa oral
              A natureza desses direitos e as                                  e audiovisual, pelo teatro,
              especificidades dos ritmos                                       pela corporeidade e pela
              e interesses das crianças de    Para alguns                      brincadeira, especialmente
              0 a 6 anos e seus saberes e     educadores, falta                 do jogo de papéis.
              conhecimentos criaram con-      aprofundar o que seria
              dições  para  uma  importante   a parte diversificada da          A formação continuada dos
              definição de estrutura curri-                                     professores é fundamental
              cular: a que se faz por cam-     BNCC-EI, dando maior             para possibilitar que apri-
              pos de experiência.              ênfase às questões               morarem suas respostas às
                                               locais, aquelas relativas        diferentes situações que en-
                                               às crianças pequenas
              No entendimento da estru-                                         frentam, para  aprofundar  a
              tura curricular por campos       e seus contextos.                reflexão sobre os novos de-
              de experiência, chamamos a       Para outros, a própria           safios que a sociedade em
              atenção para o fato de que       concepção proposta               rápida mudança lhes ofe-
              são muitas as linguagens que     já tem a diversificação          rece, para reconstruir seu
              uma criança pequena tem o        como regra geral.                projeto educativo em função
              direito de conhecer, aprender                                     das demandas da escola, das
              e usufruir na sociedade atual.   MARIA C. S. BARBOSA              novas configurações familia-
              As linguagens simbólicas rela-   PROFESSORA DA UFRGS              res, das próprias crianças e
              cionam-se e potencializam-se.                                     suas culturas infantis.


              Cantar leva a falar, a dançar, a desenhar,                        No momento em que que-
              a abraçar, a fazer de conta… Esse posicionamen-  remos visibilizar as crianças e suas diferen-
              to nos remete a repensar a presença da lingua-  ças, pensamos que há princípios pedagógicos
              gem escrita na educação infantil.               comuns, mas aspectos didático-metodológi-
                                                              cos diferentes, de acordo com os percursos
              A oralidade é a manifestação principal da  vividos pelas crianças, e a apresentação dos
              criança, que precisa aprender a narrar, a con-  objetivos em cada campo de experiência por
              versar, a combinar, a descrever, a argumentar,  subdivisões etárias pode potencializar a qua-
              a qualificar. Aprender a leitura na educação  lificação das propostas educacionais.





                            ARTIGO - A BNCC PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL         REVISTA LA SALLE  17
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