Page 19 - Revísta La Salle Brasília
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aprendizagem das crianças na BNCC-EI: convi- infantil está vinculado à escuta e ao convívio,
ver, brincar, participar, explorar, expressar-se e com a contação e leitura de histórias e o co-
conhecer-se, o que implicará maior centralida- nhecimento de outros portadores de escrita,
de nas interações e brincadeiras e direcionará o ou ainda a participação em práticas sociais
fazer pedagógico para as ações das crianças a de leitura e escrita que ofereçam sentido ao
sua capacidade de aprender. Além disso, o pro- dia a dia. Essas são aprendizagens muito rele-
fessor será o mediador da relação das crianças vantes em nosso mundo letrado. Contudo, a
com as demais crianças e com o mundo à sua alfabetização não é nem a única, nem a mais
volta, ofertando tempo e espaço para que elas importante aprendizagem para as crianças
convivam, brinquem, participem, explorem, se de menos de 6 anos. Aprender a desejar ler
expressem e se conheçam. e escrever é alimentado pelo desenho, pela
pintura, pelas construções, pela narrativa oral
A natureza desses direitos e as e audiovisual, pelo teatro,
especificidades dos ritmos pela corporeidade e pela
e interesses das crianças de Para alguns brincadeira, especialmente
0 a 6 anos e seus saberes e educadores, falta do jogo de papéis.
conhecimentos criaram con- aprofundar o que seria
dições para uma importante a parte diversificada da A formação continuada dos
definição de estrutura curri- professores é fundamental
cular: a que se faz por cam- BNCC-EI, dando maior para possibilitar que apri-
pos de experiência. ênfase às questões morarem suas respostas às
locais, aquelas relativas diferentes situações que en-
às crianças pequenas
No entendimento da estru- frentam, para aprofundar a
tura curricular por campos e seus contextos. reflexão sobre os novos de-
de experiência, chamamos a Para outros, a própria safios que a sociedade em
atenção para o fato de que concepção proposta rápida mudança lhes ofe-
são muitas as linguagens que já tem a diversificação rece, para reconstruir seu
uma criança pequena tem o como regra geral. projeto educativo em função
direito de conhecer, aprender das demandas da escola, das
e usufruir na sociedade atual. MARIA C. S. BARBOSA novas configurações familia-
As linguagens simbólicas rela- PROFESSORA DA UFRGS res, das próprias crianças e
cionam-se e potencializam-se. suas culturas infantis.
Cantar leva a falar, a dançar, a desenhar, No momento em que que-
a abraçar, a fazer de conta… Esse posicionamen- remos visibilizar as crianças e suas diferen-
to nos remete a repensar a presença da lingua- ças, pensamos que há princípios pedagógicos
gem escrita na educação infantil. comuns, mas aspectos didático-metodológi-
cos diferentes, de acordo com os percursos
A oralidade é a manifestação principal da vividos pelas crianças, e a apresentação dos
criança, que precisa aprender a narrar, a con- objetivos em cada campo de experiência por
versar, a combinar, a descrever, a argumentar, subdivisões etárias pode potencializar a qua-
a qualificar. Aprender a leitura na educação lificação das propostas educacionais.
ARTIGO - A BNCC PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL REVISTA LA SALLE 17