Page 16 - Revísta La Salle Brasília
P. 16

BRINCAR                                         com profissionais especializados, a criança utili-
                                                              za o seu corpo, percebendo-o, reconhecendo-o
              As atividades físicas e as práticas esportivas são  e sentindo-o. Com isso, são desenvolvidas as
              pensadas para favorecer o desenvolvimento físico  noções de espaço, peso, força, coordenação, la-
              e motor das crianças, sem deixar de lado o clima  teralidade, equilíbrio e destreza. Assim, o aluno
              de brincadeira e diversão. Durante os momentos  desenvolve a linguagem corporal e adquire mais
              de jogos, de dança, de esportes e de recreação,  confiança para se expressar e conviver em grupo.
























              CONVIVER E PARTICIPAR                           propiciam a convivência entre os pares, assim
                                                              por meio das “Rodas de Conversa”, as “Reso-
              Na Educação Infantil, as crianças iniciam os  luções de Conflitos”, a “Expressão dos Senti-
              seus relacionamentos interpessoais e a apren-   mentos”, a “Avaliação do Dia”, a “Constru-
              dizagem das regras sociais fora do âmbito fa-   ção das Regras” as crianças se expressam, e
              miliar. Gradativamente, a criança desenvolve  vivenciam experiências de solidariedade e ge-
              a sua autonomia, aprendendo a se relacionar  nerosidade. De forma geral, o dia a dia é per-
              com o outro e com as regras, sem o auxílio  meado por vivências que permitem que nosso
              de outra pessoa. Para isso, ela precisa viven-  pequeno estudante, gradativamente, saia do
              ciar a cooperação, a reciprocidade, o respeito  egocentrismo  e  da  heteronomia,  próprios da
              mútuo e os valores humanos e cristãos. Assim,  faixa etária, e vá tomando consciência das re-
              trabalhamos com atividades que englobam e  gras, do respeito a si e ao outro.
























                14    REVISTA LA SALLE             EDUCAÇÃO INFANTIL
   11   12   13   14   15   16   17   18   19   20   21