Page 16 - Revísta La Salle Brasília
P. 16
BRINCAR com profissionais especializados, a criança utili-
za o seu corpo, percebendo-o, reconhecendo-o
As atividades físicas e as práticas esportivas são e sentindo-o. Com isso, são desenvolvidas as
pensadas para favorecer o desenvolvimento físico noções de espaço, peso, força, coordenação, la-
e motor das crianças, sem deixar de lado o clima teralidade, equilíbrio e destreza. Assim, o aluno
de brincadeira e diversão. Durante os momentos desenvolve a linguagem corporal e adquire mais
de jogos, de dança, de esportes e de recreação, confiança para se expressar e conviver em grupo.
CONVIVER E PARTICIPAR propiciam a convivência entre os pares, assim
por meio das “Rodas de Conversa”, as “Reso-
Na Educação Infantil, as crianças iniciam os luções de Conflitos”, a “Expressão dos Senti-
seus relacionamentos interpessoais e a apren- mentos”, a “Avaliação do Dia”, a “Constru-
dizagem das regras sociais fora do âmbito fa- ção das Regras” as crianças se expressam, e
miliar. Gradativamente, a criança desenvolve vivenciam experiências de solidariedade e ge-
a sua autonomia, aprendendo a se relacionar nerosidade. De forma geral, o dia a dia é per-
com o outro e com as regras, sem o auxílio meado por vivências que permitem que nosso
de outra pessoa. Para isso, ela precisa viven- pequeno estudante, gradativamente, saia do
ciar a cooperação, a reciprocidade, o respeito egocentrismo e da heteronomia, próprios da
mútuo e os valores humanos e cristãos. Assim, faixa etária, e vá tomando consciência das re-
trabalhamos com atividades que englobam e gras, do respeito a si e ao outro.
14 REVISTA LA SALLE EDUCAÇÃO INFANTIL