O ABC das redes sociais para instituições de ensino

O ABC das redes sociais para instituições de ensino

É um fato que as redes sociais estão presentes no nosso dia a dia. Seja para se conectar com amigos ou pesquisar avaliações sobre um produto desejado, essas mídias estão lá para facilitar o contato. Bom, se todo mundo está por lá, a sua instituição de ensino não deveria ficar de fora, né? 

Para que o Instagram ou Facebook do seu colégio, curso ou universidade seja efetivo e atraia mais alunos, é necessário mais do que apenas postar fotos dos alunos. O que sua instituição precisa é de um planejamento e estratégia de marketing bem definidos, que converse com o público-alvo e gere resultados

Benefícios das redes sociais na educação

Veja o que investir nas redes sociais pode fazer pela sua instituição de ensino:

  1. Contato personalizado e próximo 

As redes sociais permitem o contato dos pais e potenciais alunos com as instituições de ensino de forma mais humanizada. É possível estabelecer um relacionamento personalizado e eficiente.

E vale tanto para as matrículas em potencial quanto para quem já estuda no colégio, viu? As redes sociais facilitam na hora de divulgar os eventos, recados importantes e ter um canal de comunicação rápida com os responsáveis. 

  1. Conseguir novos alunos 

Ao utilizar as redes sociais da escola de forma estratégica, é possível captar mais alunos como consequência de uma comunicação voltada para o público-alvo, que vai variar de acordo com a instituição. Se for um colégio infantil, por exemplo, é preciso impactar pais e responsáveis pela matrícula. A divulgação ajuda a criar um relacionamento que fideliza e capta novos ingressantes. 

  1. Maior visibilidade para a sua instituição de ensino

Falando diretamente do Instagram, um perfil comercial na rede poderá adicionar informações importantes de contato, como telefone, e-mail e endereço. O que irá auxiliar e muito o contato de alunos e pais com a sua instituição. 

Dicas para gerar resultados nas redes sociais da sua escola

  1. Conheça o seu público

Lembra do que falamos sobre comunicar com o tomador de decisão? Pois é! O primeiro passo para usar as redes sociais de forma estratégica e captar novos alunos é conhecer o público com quem pretende conversar. Tenha em mente quais são as redes sociais que mais são utilizadas por eles e como será o tom da conversa. 

  1. Utilize fotos reais 

Dependendo do conteúdo, o banco de imagens pode e deve ser usado nas postagens, mas fotos “reais” dos alunos irão trazer mais verdade e engajamento para a rede da sua instituição. Por isso, registre os conteúdos que irão gerar engajamento, como aulas especiais, apresentações e eventos. Outra dica de ouro é investir no formato de vídeo, que está ficando cada vez mais popular. 

Não se esqueça de pedir uma autorização para o uso de imagem dos alunos, viu? E, se possível, invista em um fotógrafo profissional para produzir e editar os registros. Assim, você terá ótimas fotos que poderão ser usadas tanto nas redes sociais quanto nos materiais impressos da instituição. 

  1. Conte histórias 

O storytelling é uma técnica de comunicação para contar histórias relevantes para determinado público. Por exemplo, falar que sua escola obteve um número X de aprovações no ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) é uma mensagem mais fria do que gravar um depoimento dos professores ou alunos contando como se preparam para a prova e em como o colégio auxiliou nessa conquista. 

Usar as redes sociais de forma estratégica é mais do que fazer um post, é demonstrar que a sua instituição é a melhor opção. 

  1. Crie autoridade nas redes sociais

Como se aproximar do público que você ainda não conquistou, ou seja, de quem ainda não se matriculou? Criar conteúdo relevante é uma das táticas. Mostre que você entende da área de educação e das dores desses possíveis clientes, gere autoridade nesses assuntos e dê dicas úteis.  

  1. Interaja com seus seguidores

Não tenha medo de interagir com seu público, aposte em práticas como:

  • Responder comentários de forma educada e rápida;
  • Crie enquetes nos stories;
  • Incentive engajamento com a publicação;
  • Abra espaço para conversas via direct.
  1. Tenha uma equipe própria para as redes sociais

Para aplicar as melhores estratégias nas redes sociais da sua instituição de ensino e planejar conteúdos que sejam efetivos, invista em profissionais com experiência no assunto, como agências de publicidade. A Abril Design está há mais de quatro anos no mercado do design e marketing digital, realizando os mais diversos projetos para empresas, especialmente as do ramo da educação. Conheça nosso trabalho e veja o que podemos fazer pela sua instituição.