Ainda vale a pena ter um blog?
Estamos em 2022 e as redes sociais e formatos de vídeos curtos estão cada vez mais em alta. Por isso, a pergunta é válida: será que ainda vale a pena ter um blog atualmente? Já adiantamos que a resposta é: sim, ainda vale a pena ter ou criar um blog. Mas é preciso seguir com estratégia e planejamento. Continue lendo para saber mais.
O blog é uma das estratégias do marketing de conteúdo, junto ao site e as redes sociais. Enquanto o Facebook, Instagram, Twitter, TikTok e LinkedIN são voltados para o engajamento e relacionamento com o público, o blog auxilia na criação de conteúdos de valor, gerando tráfego e autoridade para a marca. Mas é preciso ter estratégia, publicações de qualidade e uma frequência de postagens, viu?
Quais os benefícios de ter um blog em 2022?
- O Google valoriza e recompensa novos conteúdos
O blog é uma das formas mais simples de adicionar conteúdos regularmente ao seu site. Isso é de extrema importância, já que os mecanismos de pesquisa recompensam sites que postam regularmente, fazendo com que subam no ranking de busca.
- Converte visitantes em clientes
Os blogs ajudam a aumentar a visualização do seu site, mas isso não é tudo. Ao direcionar as postagens de forma eficaz, os conteúdos relevantes irão transformar visitantes em leads e, futuramente, clientes.
- Maior oportunidade de vendas
As pessoas recorrem aos buscadores on-line quando querem solucionar dúvidas ou problemas, por isso, um dos motivos pelo qual o cliente chegará ao blog será pela vontade de conhecer mais sobre determinado produto ou serviço. Ao posicionar seus conteúdos na primeira página do Google, é possível ganhar tráfego de milhares de pessoas de forma orgânica, ou seja, sem pagar nada para isso.
Para ajudar na conversão de visitantes em vendas, inclua sempre uma chamada para ação (call to action) ao final do blogpost. Alguns exemplos são:
- Faça uma demonstração.
- Fale com nossos vendedores.
- Agende uma visita.
- Baixe o catálogo.
- Faça um orçamento.
Um cliente informado terá mais probabilidade de aceitar o que a empresa está oferecendo.
- Construção de autoridade
O blog é um ótimo recurso para a construção de autoridade de uma empresa. Por meio de conteúdos de valor e postagens relevantes, a marca mostra que é especialista nos produtos ou serviços que vende.
- Conexão com o público-alvo
Um dos objetivos de ter um blog é engajar o público com a empresa. Ao postar conteúdos relevantes para a persona e que respondam suas dúvidas, é possível criar uma conexão maior com esses clientes em potencial e fortalecer a confiança.
Já deu para perceber a importância dessa ferramenta, não é mesmo? Com qualidade e estratégia coerente, o blog continua sendo altamente eficaz para aumentar o tráfego e os leads do seu site, levando ao crescimento das vendas.
Dicas para melhorar a relevância do blog da sua empresa
A sua marca mantém um blog, mas os resultados estão abaixo do esperado? Experimente essas estratégias para melhorar a relevância dos conteúdos
- Aumente o tamanho dos conteúdos. É fato que o Google favorece os conteúdos com formatos mais longos e, na maioria dos setores, são indicadas postagens com mais de 500 palavras.
- Nada de deixar a qualidade de lado. Esse é outro fator importante para os algoritmos das ferramentas de pesquisa, que conseguem perceber a diferença de um conteúdo bem escrito para um não tão bom. A dica é manter uma gramática correta e variar o vocabulário e tamanho das frases.
- Crie conteúdos de valor. Como falamos ao longo do texto, é preciso ter postagens relevantes para o seu público. Aposte em conteúdos originais, completos, com referências confiáveis e que respondam dúvidas da persona.
- Integre o blog com outros canais da sua empresa para potencializar os resultados. Não se esqueça de estratégias como e-mail marketing, YouTube e até mesmo um post ou story nas redes sociais. Dessa forma, os usuários interagem com os conteúdos da marca em todas as plataformas.
- Tenha um planejamento estruturado e efetivo. Defina os objetivos do blog, os tópicos a serem abordados, a frequência de postagem e a estratégia de divulgação.
Parece muita coisa para lidar, não é? Com o auxílio de bons profissionais e uma agência de confiança, o blog pode crescer e muito a sua base de leads e, claro, as vendas. Conheça o nosso trabalho e entre em contato para saber o que podemos fazer pela sua empresa.