Ainda vale a pena investir em mídias de rádio?

Ainda vale a pena investir em mídias de rádio?

Depois do jornal impresso, o rádio é a nossa mais antiga forma de comunicação em massa. Este meio é utilizado diariamente por milhões de pessoas no mundo. Instantâneo e popular, caracterizado pela combinação entre voz e programação musical, tornou-se ao longo das décadas uma fonte de informação, entretenimento e elo de ligação entre as pessoas.

  Está presente em aproximadamente 90% dos lares brasileiros. E, como todo veículo de comunicação, influencia diariamente em nossas decisões de compra. Mas, uma das maiores dúvidas é se ainda vale a pena fazer anúncio em rádio. Faremos uma análise nos tópicos a seguir. Acompanhe!

Tecnologia x mídias tradicionais

  Com o avanço e a popularização da tecnologia, a procura pela informação em tempo real na internet, as mídias sociais e os serviços de streaming de músicas cresceram vertiginosamente. Afinal, vivemos numa sociedade pautada no imediatismo.

  Há pessoas (especialmente os mais jovens) que fazem o trajeto entre casa-trabalho ouvindo suas playlists personalizadas, seus podcasts favoritos. Pode ser que essas mesmas pessoas considerem o ato de ouvir rádio uma atividade um tanto quanto obsoleta.

  Mas a sensação de acolhimento que um programa de rádio proporciona, a interação entre radialista e ouvinte, as propagandas que “conversam” com o público ainda não foram substituídas pela tecnologia. Muitas pessoas veem, no rádio, uma companhia.

Poder de alcance e custo benefício da mídia de rádio

  O Rádio é constante em popularidade, audiência, confiabilidade e eficácia enquanto veículo publicitário. Está presente em todos os lugares, nas residências, nos carros, no trabalho, no lazer etc. Acompanha o seu cliente onde ele estiver sem a necessidade de visualização ou leitura. Eis a primeira grande vantagem ao investir em mídias de rádio: seu imenso poder de alcance.

  Além disso, apresenta ótima relação custo-benefício, pois, o valor de uma inserção publicitária em rádio costuma ser bem menor quando comparado com as inserções em TV e mídias impressas. É tão acessível quanto as mídias digitais.

  Aliado ao baixo custo, o perfil de público das emissoras costuma ser segmentado devido aos estilos musicais predominantes em cada uma. Existem as que tocam rock, sertanejas, de música pop, pagode etc. Com isso acaba se tornando mais fácil saber com que público-alvo você, sua marca, produto ou serviço dialogarão, o que gera um ótimo impacto positivo e conversão em resultados.

Desperta a curiosidade do ouvinte

  O anúncio em rádio é um dos que mais consegue prender a atenção do consumidor, uma vez que, se bem produzido, gera certa curiosidade por envolver o ouvinte e criar uma imagem mental em relação ao seu produto ou serviço. Dessa maneira, é possível promover um anúncio com relevância sem ser importuno e entediante.

Inserções em repetibilidade

  O número de vezes que uma propaganda é veiculada é fundamental para atrair resultados. Quanto maior sua presença enquanto anunciante no rádio, menor é o custo de cada impacto no ouvinte. O rádio oferece essa possibilidade, pois, geralmente, o seu consumidor em potencial é fiel a determinado estilo de música e emissora. Portanto, com o estudo e o plano de marketing correto a sua propaganda poderá ser ouvida muitas vezes pela mesma pessoa e consequentemente e memorizada.

  Um exemplo, se você deseja atrair um perfil de consumidor entre 25 e 35 anos, com interesse em atividades físicas e alimentação saudável e residentes em determinada região, os profissionais da Abril Design podem te orientar quanto à escolha da emissora ideal, dos programas e horários, além da frequência mais indicada para alcançar os seus objetivos de marketing.

  Tal estratégia funciona muito bem para promoções, vendas rápidas e campanhas curtas. Vale muito a pena quando se tem produto de interesse para massa buscando vendas em curto prazo.

Escolher a forma correta de anunciar é a fórmula para o sucesso

  Como toda divulgação publicitária, é necessária muita atenção à forma, estilo e processo criativo, pois ninguém quer sua propaganda considerada como chata, inoportuna ou insistente. Uma agência de publicidade e propaganda te ajudará a escolher o Jingle (comercial em forma de música), Spot (locução, com trilha e sonoplastia ao fundo), ou Merchandising (participação junto com o locutor) ideal.

A conclusão a que chegamos é a seguinte:

  A produção de um comercial de rádio é muito

 mais barata e rápida do que a maioria dos veículos de propaganda, isso implica baixo investimento e agilidade na hora de anunciar. Com ela é totalmente possível traçar estratégias de comunicação segmentada. E o mais importante: traz resultados para a sua marca e justifica o investimento.

Contar com a experiência de quem entende do assunto é fundamental para o sucesso do seu investimento em rádio.

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