A importância de ter um bom logotipo

A importância de ter um bom logotipo

O logotipo é como se fosse a identidade de uma marca. A maneira como um produto ou serviço se mostra é determinante no momento de compra. Em uma época onde somos constantemente bombardeados com imagens, opções e modalidades de serviços, a essência de uma marca deve ser mostrada de forma clara e chamativa, além de traduzir o que a marca deseja transmitir. 

Para que o seu serviço seja relevante no meio no qual está inserido, é importante que o logotipo traduza a personalidade, a essência e gere identificação com o consumidor. Assim, dentre inúmeras opções, a sua marca será considerada quando for o momento de fechar um negócio ou uma compra.

Os benefícios de ter um bom logotipo

Veja quais são os diferenciais que ter um bom logotipo para sua marca:

1) Personalidade

Por meio de um estudo, o profissional qualificado para a criação de um logotipo busca entender o que o seu produto ou serviço oferece. A partir disso, existe a combinação de símbolos, cores, textos ou a presença de apenas um desses elementos na sua composição, tudo vai depender do objetivo. Assim, a personalidade da sua marca é imprimida no logotipo e traz a identificação com o consumidor. 

2) Comunicação

É preciso que, por meio de um logotipo, os valores e os significados da sua marca sejam transmitidos de forma instantânea. Um exemplo disso é a Apple, quando citamos o nome, logo já lembramos de qual é o seu logotipo e também todo o lifestyle que a marca passa, não é? 

3) Posicionamento

Provavelmente, o serviço ou produto que você oferece terá concorrentes que oferecem quase a mesma ideia, certo? E como se destacar? Um logotipo que traz a história e o posicionamento diferenciado chama atenção logo de cara, já que conversa diretamente com quem se interessa e se identifica. Por isso, recomenda-se que seja de fácil memorização e quanto mais simples, melhor!

O que observar no seu logotipo?

Por ser o cartão de visita da sua empresa ou serviço, alguns pontos precisam ser alinhados para que o seu logotipo possa passar o que falamos no tópico anterior. Além de ter um visual chamativo, é importante que exista uma visão estratégica para que ele converse com os seus objetivos. Por isso, alguns pontos são:

1) Cor

O estudo das cores traz uma visão estratégica do uso delas. Um exemplo clássico é o da Coca-Cola, o vermelho e a forma como ele é representado nas propagandas traz a sensação de calor e vontade de tomar o refrigerante, já reparou? Se o seu serviço for, por exemplo, uma empresa de floricultura, será que essa cor seria a mais adequada? É por isso que o conhecimento e estudo das cores precisa ser estratégico e pontual. 

2) Símbolos

Algumas formas e símbolos nos remetem a diversas memórias e até mesmo sensações. O símbolo da estrela nos remete a um ponto luminoso no céu, assim como uma maçã comida pela metade nos remete à Apple. Dependendo do serviço oferecido, é importante que a forma geométrica ou símbolo represente não só o serviço em si, mas também os ideais da empresa.

3) Tipografia 

O estudo da tipografia é o estudo da fonte. A fonte nada mais é do que a “letra” que se escolhe para escrever o nome da sua marca. Se você reparar, algumas tipografias passam um ar mais sério e outras um ar mais descontraído, isso acontece porque as “letras” também passam sensações! 

Dê preferência para quem sabe

A visão das empresas, muitas vezes, é de que a comunicação não é muito importante para as vendas, o que gera a busca por um serviço que, muitas vezes, deixa a desejar e não traz os resultados esperados. 

Para se criar um logotipo, como mostrado acima, é preciso de um estudo aprofundado e atento, feito por quem já tem experiência e formação na área. 

As necessidades do cliente precisam ser resolvidas e o logotipo, acima de tudo, comunicar aquilo que o serviço ou produto deseja, para assim, o resultado ser satisfatório. 

Por isso, a contratação de profissionais com experiência é necessária, como acontece quando se contrata uma agência de publicidade. A Abril Design tem mais de oito anos de experiência no mercado de design e realiza diversos projetos de logotipo para empresas, levando resultados e excelência. Conheça nosso trabalho e veja o que podemos fazer por você.