A importância das cores para a identidade visual da sua marca
A importância das cores para a identidade visual de uma empresa é inegável. Elas têm o poder de evocar emoções e associar a marca a determinadas sensações, ajudando a criar uma conexão emocional com os clientes. Sendo assim, é preciso que a escolha seja feita de forma estratégica e alinhada com os valores e a missão do negócio.
O significado das cores
Como falamos acima, cada cor possui seu próprio significado. Por exemplo, o vermelho é uma cor vibrante e atraente que é frequentemente associada à paixão, energia e urgência. Ele pode ser usado para chamar a atenção, como em campanhas de vendas ou promoções. Já o azul passa uma sensação de confiabilidade, segurança e estabilidade. Ideal para marcas de investimento ou seguros, por exemplo.
Além de transmitir mensagens específicas, as cores também podem ser usadas para diferenciar uma marca de seus concorrentes. Se a maioria das empresas da sua indústria usam cores sóbrias e tradicionais, escolher cores mais vibrantes e inovadoras pode ajudar a destacar sua marca. Lembrando sempre que os tons usados precisam, mais do que chamar a atenção, fazerem sentido com a comunicação e o que a empresa pretende passar.
O uso excessivo ou incorreto de cores pode ter efeitos negativos. Cores desagradáveis ou combinações confusas podem desencorajar as pessoas de se aproximarem de sua marca. Além disso, o uso exagerado de tons vibrantes pode ser cansativo para os olhos, fazendo com que a empresa pareça desleixada ou desorganizada.
Como escolher a paleta de cores para sua marca?
Criou uma empresa há pouco tempo e ainda não definiu a identidade visual, ou pretende fazer uma completa alteração na logo? Veja o que levar em consideração.
- Considere os principais valores da marca e o público-alvo.
O que você deseja transmitir? Essa é a pergunta principal. As cores vão servir para dar personalidade e reforçar a mensagem e cultura da empresa.
- Selecione uma cor base
Antes de pensar em todo o esquema de cores, escolha primeiro qual será a principal e mais importante. A seleção deve ser baseada em qual cor representa melhor o conceito e a mensagem da empresa. Depois, a preferência será por cores secundárias que possuem afinidade com a base.
- Nunca escolha uma cor baseado em preferências pessoais
O vermelho é a sua cor favorita? Bom, talvez ela não seja a primeira escolha para uma empresa que venda produtos de saúde, por exemplo. Ao escolher apenas pelo gosto pessoal, a marca corre um grande risco de não transmitir a mensagem correta, afastando o público-alvo.
- Teste suas opções:
Antes de escolher sua paleta de cores definitiva, experimente opções com tonalidades diferentes. Crie protótipos e veja como as cores se parecem em diferentes meios, como no papel, na tela e na impressão. Peça feedback de outras pessoas e veja como elas reagem às suas opções de cores.
Lembre-se que a escolha da paleta de cores é uma decisão que deve ser tomada com cuidado e consideração. Ela deve ser consistente em todas as peças de marketing e materiais de comunicação, incluindo o site, cartões de visita, folhetos e anúncios.
- Invista em uma agência de publicidade.
Nada melhor do que confiar em quem entende do assunto. Agências de publicidade renomadas como a Abril Design possuem experiência e expertise na criação de identidade visual para empresas, além de oferecerem acompanhamento e suporte contínuo para que tudo seja implementado corretamente. Conheça mais do nosso trabalho e veja o que podemos fazer pela sua marca.