Dicas para a campanha de matrículas da sua escola 

<strong>Dicas para a campanha de matrículas da sua escola </strong>

​​É chegada a importante época do ano em que os pais planejam onde matricular seus filhos para a primeira experiência escolar, ou, se continuarão no mesmo colégio caso sejam crianças com formação educacional em andamento. E é agora que sua escola deve planejar a melhor campanha de matrículas para sair na frente! 

​​O processo de retenção e atração de novos alunos não é uma tarefa fácil. Pensando nisso, nós da Abril Design abordaremos algumas dicas de marketing educacional digital que podem impulsionar sua campanha de matrícula e potencializar resultados. Continue lendo para conhecer.  

1 – Quais são as metas para 2023? – Antes de tudo é necessário saber dos resultados do ano letivo corrente, quantos novos alunos o colégio comporta e quantos alunos sãonecessário reter para manter o negócio saudável. É necessário traçar metas junto aos departamentos pedagógico, administrativo e financeiro, a fim de saber valores que podem ser despendidos em campanha, chegar num consenso sobre os números e expectativas de novas matrículas. Esse é o primeiro passo em busca do melhor resultado.

2 – Busque os diferenciais que seu colégio oferece – Faça uma pesquisa nas escolas da região, conheça os pontos fracos e fortes dos concorrentes. Essa análise deve ser constante, para entender o motivo que a instituição pode estar perdendo alunos para os concorrentes. Foque sempre no que o colégio tem de melhor e diferente a oferecer, busque novas ideias para se destacar dos demais. Quem está em constante evolução consegue manter o interesse do cliente por mais tempo.

3 – Use as redes sociais e mídias para divulgar a estrutura, metodologia e os resultados da sua instituição de ensino – Nada melhor que expor aos futuros alunos os resultados que sua instituição alcançou no ano letivo. Teve alunos aprovados no Enem para universidades importantes? Vitoriosos em Olimpíadas de robótica, matemática, redação, etc? Divulgue! Uma ótima forma de chamar novos clientes é expondo resultados comprovados. Mostre que seu colégio está tão preocupado com o futuro das crianças quanto as famílias que o procuram. Comprove que oferece uma educação de alta qualidade. Exponha vídeos, fotos, com a estrutura do colégio e como é a vivência dos alunos. E não deixe de focar na metodologia de ensino utilizada. Todos estes pontos devem ser explorados para mostrar que a melhor decisão é matricular a criança/jovem na sua escola.

4 – Novembro é mês de Black Friday – Por que não aproveitar o mês de novembro, que é conhecido por ser o mês de Black Friday, para fazer campanhas de desconto? Essas campanhas podem ser das mais diferentes formas: você pode criar uma campanha interna para que as famílias indiquem a escola e oferecer descontos para tal. Desconto para permanência de alunos. Desconto progressivo em caso de irmãos estudando juntos. Desconto para novos alunos. Enfim, use o fato de ser um mês conhecido por ser o “mês do desconto” para oferecer alguma vantagem aos seus clientes! 

5 – Invista em parcerias – É importante se destacar na comunidade. Estabeleça parcerias com grandes polos de circulação de famílias (shoppings, restaurantes, supermercados, padarias etc.) e divulgue materiais do seu colégio. Isso fará com que a instituição seja vista e lembrada pelas famílias que frequentam esses locais.

6 – Mostre a seu cliente que preço e valor são diferentes – As atuais condições econômicas fazem com que as pessoas busquem serviços e produtos que se encaixem dentro do seu orçamento. É comum buscarem preços baixos. Porém, quando se trata de algo tão sério quanto a educação, mostre ao cliente que preço e valor são duas coisas diferentes. Preço é uma medida monetária, uma quantidade de dinheiro estabelecida para comercialização de produtos e serviços, obtido por meio de uma estratégia de precificação. Valor é a percepção que a pessoa tem sobre uma empresa ou um produto. A mensalidade escolar é um dos fatores decisivos para a escolha de um colégio. Por isso, se o valor for bem explicado, mais fácil será obter resultados. Exponha os pontos fortes, a estrutura do colégio e a qualidade do corpo docente.

7 – Busque depoimentos de satisfação – Procure depoimentos de famílias e alunos que estão satisfeitos com a instituição. Use em formas de vídeos ou textos curtos nas redes sociais e no próprio site. 

8 – Faça uma campanha memorável – As famílias receberão inúmeras propagandas de outras escolas. O que destacará de fato sua campanha? A programação visual correta, a escolha de um tema que impacte, imagem e slogan criativo. E a gente te ajuda nessa. A Abril Design atua no mercado do design e marketing digital, realizando os mais diversos projetos para empresas, especialmente no ramo da educação. Temos profissionais excelentes para te ajudar, conheça nosso trabalho e veja o que podemos fazer pela sua instituição de ensino.